Jet Lag: o que é e como prevenir!

Jet Lag: o que é e como prevenir!

Jet Lag: o que é e como prevenir!

Já ouviu falar de Ritmo Circadiano?

Se você é um viajante constante, provavelmente não conheça o termo, mas definitivamente está familiarizado com o conceito.

Seu ritmo circadiano equivale ao ciclo de 24 horas do seu corpo. É a rotina diária básica em que seu corpo se desenvolve com base na sua exposição à luz.☀

Este ritmo determina quando é hora de acordar, comer, dormir, e muito mais.

Quando você interrompe esse ritmo, por exemplo indo a algum lugar em que a exposição à luz é diferente do seu ambiente normal, esse ciclo é interrompido/modificado.

O resultado é algo que chamamos de Jet Lag.

Os principais sintomas do Jet lag são o mau desempenho físico e mental, falta de concentração e cansaço.

explore-map-plane-travel-favim-com-250972O jet lag ocorre com mais intensidade quando você viaja em direção leste.  Se você estiver viajando para o oeste, você vai conseguir mais tempo de sono à noite(por conta do fuso horário). 

Muitos passageiros tem mais problemas de adaptação no retorno para casa do que durante a viagem.  Por isso vale a pena deixar uns 2 dias para adaptar-se em casa!

Para evitar o jet lag, separamos algumas boas dicas para lidar com esse temido ladrão de sono e energia.

✈ Chegue alguns dias antes (se possível!)

Vamos começar com a solução mais óbvia: chegue um ou dois dias antes de começar seu roteiro, justamente para adaptar-se ao novo fuso/iluminação/temperatura do local que está.

✈ Ajuste seu relógio biológico alguns dias antes

Comece a ajustar sua programação de sono pelo menos uma semana antes.

Se você viajará para o leste, então tente ir para a cama 30 minutos mais cedo a cada dia da semana antes de sua viagem. Vai para Oeste ? Faça o oposto, e vá para a cama mais tarde.

Dessa forma, você ajustará gradativamente o seu sono para o horário do local do seu próximo destino. Assim vai colocar o seu corpo em um novo ritmo e pode ajudar a diminuir a intensidade do jet lag.

✈ Preste atenção na sua alimentação

Na semana da viagem, comece a realizar as suas refeições mais perto dos horários das refeições do seu destino. Uma mudança repentina no seu ritmo circadiano pode desregular seu sistema digestivo.

Comer uma proteína na parte da manhã vai te deixar mais alerta, carboidratos à noite vão te deixar sonolento.

Algumas outras dicas importantes para um voo excelente:

👉Evite cafeína

👉Reduza a quantidade de  sal

👉Pegue leve no consumo de alcool até ajustar seu corpo à nova rotina

👉Beba um copo de água para cada hora você estiver no ar

👉Coma Bananas (são cheias de melatonina, serotonina e magnésio)

✈ Tome vôos noturnos

Isso nem sempre é uma opção das mais baratas, mas um vôo noturno ajuda na hora de dar um”Reset” no seu horário de sono para se ajustar a do seu destino.

 

✈ Quando chegar ao destino, tente não cochilar durante o dia

Isso só vai piorar o seu jet lag. Imagine chegar ao destino, tirar uma sonequinha de 2 horas e ficar ligado durante a madrugada?

Vale a pena tomar um café, um energético e aguentar firme até a noite para dormir como os locais! 😉

 

✈ Durma no voo

 Ajuste seu relógio ao horário do seu destino, e tente dormir no mesmo horário que dormiria.

Se o vôo é durante o dia, vale utilizar uma máscara para os olhos e bons fones de ouvido e tentar relaxar com boa música.

Dormir no avião é bem complicado e pode ser bastante desconfortável, por isso vale tentar algumas saídas práticas e baratinhas para dormir:

👉Vista-se confortavelmente (Não se esqueça de colocar chinelos ou flip-flops em sua bagagem de mão)

👉Monte uma playlist com músicas relaxantes para dormir.

👉Traga uma máscara para olhos (tem aqui, aqui e aqui)

👉Compre tampões para ouvidos (tem aqui e aqui)

 

✈ Santa ajuda para dormir

Especialistas dizem que tomar 3 miligramas de melatonina uma ou duas horas antes de dormir rende até 10 horas de sono. Esse é um suplemento que só pode ser comprado com receita, então fale com seu médico!

Óleo de lavanda é muito acessível e você pode comprar em diversos locais. Algumas gotinhas no travesseiro do hotel, no banho ou apenas um pouquinho na pele já garante um estado de relaxamento do seu corpo, que te ajudará com o Jet lag.

Tomar um banho quente relaxa os músculos, refresca após um longo exaustivo dia de viagem, e prepara seu corpo para a cama.  Além disso, este é o momento perfeito utilizar o óleo de lavanda.

 

🔥E pra você que tem preguiça de ler, pega o infográfico que tem quase tudo que escrevemos aqui em cima! 👆

jet-lag-infografico

 

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