Uma viagem a Cartagena das Índias não estaria completa sem uma visita ao imponente Castelo San Felipe de Barajas, o maior forte construído pela Espanha em suas colônias americanas.
Localizado fora da Cidade Amuralhada, ele não é apenas um marco histórico, mas também um dos melhores pontos para entender o papel estratégico de Cartagena durante a era colonial. Em 1984, o local foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, junto com o centro histórico murado de Cartagena.
Como chegar
Da Cidade Amuralhada até o Castelo San Felipe de Barajas são apenas 8 minutos de táxi. Já do terminal de cruzeiros, fica em torno de 17 minutos.
Como o Castelo fica no topo da colina de San Lázaro, tivemos que encarar a subida, empurrando o carrinho de bebê. Foi um pouco cansativo, mas a vista lá de cima valeu a pena!

Uma fortaleza intransponível
Erguido em 1536, com sucessivas expansões ao longo do tempo, o Castelo San Felipe de Barajas foi projetado para proteger Cartagena, um dos portos mais valiosos do Caribe, contra os constantes ataques de piratas e nações inimigas interessadas no ouro e nas riquezas que saíam do continente.
O Castelo foi considerado uma das obras de engenharia militar mais significativas da época e toda sua engenhosidade gerou resultado: essa fortificação nunca foi tomada por inimigos (e olha que os ingleses tentaram muito).








Mistérios e aprendizado
Os engenheiros espanhóis criaram um sistema complexo de túneis que facilitavam o transporte de suprimentos e munições, além de garantir um sistema de eco que ajudava a identificar movimentos inimigos. Quando você anda pelos túneis, logo percebe que eles são ventilados de maneira natural, e como soldados se moviam pelo forte.
Passamos um tempo desvendando os mistérios do Castelo San Felipe de Barajas, caminhando por seus túneis e imaginando as histórias que aquelas paredes poderiam contar. O David se achou um verdadeiro aventureiro.



Vistas incríveis
Da parte superior, a vista é privilegiada.
Lá de cima é possível observar toda a cidade de Cartagena, incluindo o contraste entre o centro histórico, com suas construções coloniais, e os modernos arranha-céus de Bocagrande.





Diversão para os pequenos
Para quem está com crianças pequenas, o Castelo San Felipe de Barajas é um prato cheio.
O David aproveitou para correr, explorar, subir e descer das construções, e se sentir um verdadeiro soldado lutando contra invasores.
Ele também tirou um tempo para brincar com seus brinquedos, que sempre levamos para que as experiências de viagem mantenham um certo ar de familiaridade para ele.




Uma pausa para enfrentar o calor e lembrancinhas
Para enfrentar o calor daquele dia, nada como uma pausa para uma deliciosa paleta, que é vendida na lojinha do topo do castelo.
Para quem gosta de comprar lembrancinhas da viagem, há uma lojinha também no topo do Castelo. Mas prepare o bolso: alguns artigos que, segundo os vendedores, são de bronze original da época colonial, podem custar até 200 dólares (quem se arrisca?).



Cartagena: um lugar inesquecível
Cartagena é um destino que combina história, cultura e arquitetura de forma única. Caminhar pelas ruas coloridas da Cidade Amuralhada, explorar suas praças repletas de vida e mergulhar nas histórias que cada canto da cidade carrega foi realmente especial. O grandioso Castelo San Felipe de Barajas, com seus túneis e vistas deslumbrantes, adicionou um toque de mistério e aventura à viagem. Cartagena sabe encantar seus visitantes.
E você, já colocou o Castelo San Felipe de Barajas no seu roteiro de viagem à Cartagena? Conta pra gente nos comentários o que você espera encontrar lá, e quais outras fortificações mundo afora você recomenda a visita.










