O primeiro cenote que visitamos no México foi o Ik Kil, um dos mais conhecidos do México.

Fica cerca de cinco minutos de Chichén Itzá, no estado de Yucatán.

Ao chegarmos, a primeira impressão que tivemos foi que estávamos diante de um espetáculo da natureza. O cenote fica cerca de 25 metros abaixo da superfície. Ali de cima, a vista é impressionante. Parece uma cratera escavada perfeitamente na pedra, tomada por uma vegetação densa.

Para chegar lá embaixo, descemos por uma escada bem iluminada, esculpida na rocha. É preciso tomar cuidado porque os degraus são um pouco escorregadios.

O espaço onde é possível nadar tem cerca de 60 metros de diâmetro, e a água é bastante profunda, com cerca de 40 metros. Para garantir a segurança do David, levamos um colete salva-vidas, para que ele se divertisse sem preocupações.

A experiência de nadar no cenote

O Cenote Ik Kil tem uma plataforma de saltos, que deve ter em torno de cinco ou seis metros de altura, com um funcionário responsável pelo controle. Pular dali dá um friozinho na barriga, mas valeu a experiência.

Ao lado da plataforma, há escadas que levam diretamente à água. É bem tranquilo descer.

No entanto, a água é um pouco gelada. O David estava se divertindo, mas logo começou a tremer de frio e quis sair após um tempo.

A visão do enorme buraco no teto, decorado com vegetação que desce até o nível da água, é verdadeiramente impressionante e confere ao local uma atmosfera natural incrível.

O que você precisa saber antes de ir ao Cenote Ik Kil

Taxa de entrada: há uma tarifa para acessar o cenote, mas é mínima.

Temperatura da água e ambiente: a água é refrescante, mas o ar dentro da caverna pode ficar quente e úmido.

Acesso: as escadas para entrar requerem certo esforço físico e não são acessíveis para cadeirantes ou carrinhos de bebê.

Cuidado com as rochas: as rochas ao redor do cenote podem ser escorregadias, então é importante ter atenção.

Estrutura e no Cenote Ik Kil

Ficamos agradavelmente surpresos com a estrutura geral de acesso ao cenote. O local é muito organizado. Há um grande estacionamento na entrada, juntamente com algumas lojinhas, um restaurante e uma lanchonete.

Ainda tinha banheiros e vestiários, para conforto dos visitantes. Se você não tiver um colete pessoal, pode alugá-lo no local, além de armários, disponíveis para locação ao custo de 30 pesos cada.

Uma experiência inesquecível

Visitar o Cenote Ik Kil é uma experiência incrível para quem viaja com crianças. Além das belezas naturais, as oportunidades de nadar e explorar a caverna tornam essa visita divertida e educativa. Se você estiver no México, especialmente na região de Yucatán, não perca a chance de mergulhar neste tesouro natural!

E você, já conhece os cenotes do México? Está indo para Cancun ou Chichén Itzá e acrescentou alguns no seu roteiro? Conte pra gente!

Deixe um comentário