Londres foi a primeira cidade fora do nosso país que conhecemos (exceto Ciudad del Este, no Paraguai, que não conta, né). Foi em 2009, quando éramos apenas dois, e aquele primeiro encontro com a capital britânica nos cativou completamente. Depois, voltamos em outras fases da vida, já com o David. No final de 2017, tivemos apenas um dia em uma escala para o Oriente Médio, mas nos encantamos novamente. E no final de 2018, finalmente pudemos passar mais dias e levar o David para descobrir algumas das principais atrações da cidade.

Londres encanta pela sua mistura maravilhosa de história rica e modernidade pulsante. Sua arquitetura impressionante, a diversidade de parques, museus e atrações, e até seus icônicos ônibus vermelhos de 2 andares e as cabines telefônicas dão vida a uma cidade que parece abraçar todas as eras e estilos de vida. É um destino que oferece algo especial para qualquer faixa etária, e vimos isso refletido claramente ao visitá-la em momentos tão diferentes da nossa vida.
Para compartilhar nossa experiência, vamos dividir os momentos por fases: as atrações que conhecemos antes do David nascer, aquelas que visitamos tanto antes quanto depois, e, finalmente, as novas descobertas que fizemos com ele.
Quando éramos apenas 2
Nossa primeira viagem a Londres, em 2009, foi repleta de descobertas emocionantes e até de surpresas. Andamos (muito) pela cidade, e conhecemos alguns dos principais pontos turísticos.
A Torre de Londres
Esse foi um dos primeiros lugares que visitamos, e foi como uma viagem incrível para o passado. Exploramos seus túneis e corredores, vimos as armaduras medievais e ficamos deslumbrados ao conhecer as Joias da Coroa, que estão guardadas ali. A história vívida desse lugar, que já foi palácio, prisão e até local de execuções, nos impressionou imensamente.
Além disso, Londres nos presenteou de forma especial: assim que saímos da Torre, fomos agraciados com nossa primeira experiência com neve. Ver a cidade coberta por aquele manto branco foi algo que ficará para sempre na nossa memória.













Big Ben e o Parlamento
É impossível falar de Londres sem mencionar o Big Ben, talvez o monumento mais conhecido da cidade (e do mundo). Em 2009, tivemos a sorte de vê-lo em toda a sua glória ao lado do belíssimo Parlamento Britânico, com sua arquitetura neogótica que parece saída de um conto de fadas. Infelizmente, em 2018, o Big Ben estava em reforma e o David não pôde conhecê-lo como o vimos da primeira vez.







A Abadia de Westminster
Ainda na mesma área, visitamos a magnífica Abadia de Westminster, com suas impressionantes fachadas góticas. É um dos lugares mais emblemáticos da cidade, palco de coroações e casamentos da monarquia britânica.


Parque St. James e o Palácio de Buckingham
Quando caminhamos pelo St. James Park, ficamos encantados com os esquilos simpáticos que circulavam livremente pelo parque. O lugar é lindo, um refúgio verde no meio de Londres. Por ali, encontramos um aviso curioso sobre batedores de carteira, o que se tornou uma brincadeira entre nós.
A caminhada nos levou direto ao Palácio de Buckingham. Embora não tenhamos assistido à famosa troca da guarda, fomos agraciados com a presença da cavalaria real, que desfilava pelas proximidades. Também vimos as estátuas de reis e rainhas que cercam a área, completando o cenário majestoso.








National Gallery e Trafalgar Square
A National Gallery, localizada na Trafalgar Square, foi outro ponto alto da visita. Esse museu, gratuito, nos deu a oportunidade de ver obras-primas como as de Van Gogh, Monet e outros artistas renomados. A praça, com sua atmosfera vibrante e seus famosos leões de pedra, tem um magnetismo único.
Quando o dia estava chegando ao fim, curtimos o entardecer em Londres, e a cidade assumiu um ar misterioso e mágico à medida que as luzes começavam a acender. Um passeio pela noite de Londres é uma experiência completamente diferente, quase como uma volta no tempo.






Sea Life Aquarium
Ainda em 2009, visitamos o Sea Life Aquarium, que fica ao lado da London Eye. O aquário proporciona uma imersão fascinante no mundo marinho, com seus túneis de vidro que permitiram observar de perto diversas espécies de peixes, tubarões e raias.







Teatro e Fantasma da Ópera
Finalizamos o dia com uma visita ao distrito dos teatros para assistir ao clássico Fantasma da Ópera. Essa foi a nossa primeira experiência com um musical estilo Broadway, e a emoção da música, dos cenários e da história nos deixou extasiados.



Antes e depois: aproveitando como família de 2 e de 3
British Museum
O British Museum é um dos maiores museus do mundo, com mais de 8 milhões de peças dedicadas à história da humanidade. Quando fomos pela primeira vez, ficamos fascinados pelas coleções egípcias, especialmente pela Pedra de Rosetta, chave para decifrar os hieróglifos.
Em 2018, voltamos com o David, e aos 5 anos, ele vivenciou momentos de muitas descobertas nesse lugar incrível.
E é 100% gratuito!



Museu de História Natural
Outro museu gratuito que amamos foi o Museu de História Natural, que visitamos em 2010, e depois levamos o David em 2017 e 2018. Ele sempre amou dinossauros, e ficou muito feliz em ver a fabulosa coleção. Infelizmente, nas duas vezes em que ele foi, a diplodoco Dippy (o maior esqueleto de dinossauro já encontrado) estava em uma turnê mundial, passando por outros museus.



Tower Bridge
Em 2009, vimos a icônica Tower Bridge à noite, coberta de neve, em um cenário surreal. Em 2018, revisitamos a ponte com o David, durante o dia, o que nos permitiu apreciar melhor sua grandiosidade e beleza dessa que é considerada uma das pontes mais bonitas do planeta.



London Eye
O passeio de 2009 na London Eye nos encantou com a vista luminosa da cidade. Já em 2018, levamos o David durante o dia, quando Londres estava ensolarada.









Já com o David: descobertas em 2018
Em 2018, visitamos o Science Museum, que foi incrível para o David. Ele amou especialmente a área dedicada aos veículos espaciais, onde pôde aprender mais sobre foguetes, missões espaciais e ciências.
Foi uma experiência educativa e divertida para ele e fascinante até mesmo para nós adultos. A entrada também é gratuita.




Uma cidade para todas as fases da vida
Londres nos mostrou que sua beleza e encanto transcendem o tempo e as fases da vida. Seja a dois, explorando sua história e cultura, ou com o David, vivenciando as atrações com um olhar renovado e infantil, Londres se tornou não apenas um destino, mas um lugar que merece ser experimentado durante várias fase da vida.
Seja pela primeira ou milésima vez, Londres sempre encontra uma forma de nos surpreender. 🏰🕰️✨
E você, já colocou Londres no seu roteiro de viagem? O que você espera encontrar lá? Conta pra gente nos comentários!











